Representantes da Rede Cidadã da PM buscam apoio da Câmara para projetos sociais
segunda, 20 de março de 2023
Na última semana integrantes da Rede Cidadã, entidade de Assistência Social, que desenvolve programas e projetos de forma continuada, permanente e planejada, procuraram pela Câmara Municipal de Rondonópolis, através do presidente, vereador Júnior Mendonça (PT) e da primeira secretária, vereadora Marildes Ferreira (PSB), para buscar meios legais para colocar em prática alguns projetos sociais.
De com o 1° Sargento PM - Reinaldo Carlos de Prociuncula , responsável pelo Núcleo da Rede Cidadã em Rondonópolis, a maior dificuldade em desenvolver as atividades é a falta de profissionais técnicos.
“O Termo de Cooperação Técnica de 2.013 com o município contemplava (cedia), esses profissionais para atuar junto aos projetos da Rede Cidadã. Porém, o atual termo, assinado pela gestão, não contempla educador físico e professor de artes, e nós precisamos desses profissionais”, relata o Sargento Carlos.
Atualmente a Rede Cidadã tem em Rondonópolis 316 jovens cadastrados, destes, 121 estão sendo beneficiados com os programas em andamento que são; futsal e jiu-jítsu. Os demais aguardam até que os profissionais sejam disponibilizados.
Ainda segundo o sargento, o atual Termo de Cooperação prevê que sejam cedidos pelo município um pedagogo, um assistente social e um psicólogo, mas até agora só no papel.
“Até hoje esses profissionais, previstos no termo, não se apresentaram. Estamos contando com a boa vontade dos voluntários, mas sabemos que a qualquer momento podemos ficar desassistidos”, comenta Carlos.
ENCAMINHAMENTO
O presidente Júnior Mendonça solicitou à Escola do Legislativo, através do Coordenador Pedagógico e de Projetos Especiais, Nico Queiroz, o estudo para a criação de um Termo de Cooperação que possibilite a cessão dos servidores à Rede Cidadã.
Vale destacar que, o Programa Rede Cidadã e as bases comunitárias formam uma parceria , através da qual realizam através dos projetos sociais, o trabalho preventivo e educativo durante o tempo em que as crianças não estão na escola. O foco principal de atuação do projeto é o combate à violência e ao consumo e tráfico doméstico de drogas, a prostituição infantil, além de maior atenção ao idoso e a violência contra a mulher.
Participaram do encontro da última semana, o 1° Sargento PM - Reinaldo Carlos de Prociuncula , responsável pelo Núcleo da Rede Cidadã em Rondonópolis, o 2° Sargento PM - Rogério Wilson de Jesus Moura, a estagiária de Pedagogia - Cristiane Aparecida de Macedo da Costa Antunes, o Coordenador Pedagógico e de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Nico Queiroz, a vereadora Marildes Ferreira e o presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça.