Os vereadores dr. José Felipe (Pode), Subtenente Guinancio (PSDB), Paulo Schuh (DC) e Kalynka Meirelles (Republicanos) estão cobrando da Prefeitura de Rondonópolis informações acerca dos equipamentos da usina de asfalto
segunda, 19 de abril de 2021
Os vereadores dr. José Felipe (Pode), Subtenente Guinancio (PSDB), Paulo Schuh (DC) e Kalynka Meirelles (Republicanos) estão cobrando da Prefeitura de Rondonópolis informações acerca dos equipamentos da usina de asfalto a quente (Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ), anunciados pelo Município desde 2019, mas que até agora não foram colocados em funcionamento.
Por meio de um requirimento encaminhado à Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), os vereadores estão solicitando documentos e informações relacionados à usina de asfalto que encontra-se no pátio da Coder, cópia da nota fiscal do equipamento, valor do equipamento e a fonte pagadora do mesmo, onde já foi utilizado o referido equipamento e qual o impedimento para o uso atual do mesmo, sendo que várias vias da cidade estão com necessidade urgente de pavimentação asfáltica, a exemplo das vias do Distrito Industrial Rondonópolis.
“Tivemos denúncias sobre a deterioração do equipamento por má conservação. A respeito desta informação queremos saber qual o atual estado de conservação do equipamento e se encontra em pleno funcionamento”.
Ainda em 2019, a Prefeitura anunciou que os equipamentos da usina de asfalto foram adquiridos com recursos próprios, mas naquele ano, segundo o ex-deputado federal Adilton Sachetti (PRB), em declaração ao A TRIBUNA, na verdade, a maior parte dos recursos para a compra dos equipamentos foi oriunda de uma emenda parlamentar sua, apresentada em 2017, no seu último ano do mandato.
Conforme consta no cadastro, acompanhamento e fiscalização de prestação de contas do Governo Federal, a emenda parlamentar foi liberada por meio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, totalizando R$ 3.060.953,00. A contrapartida da Prefeitura foi de R$ 440.219,86.
Os equipamentos, que fazem parte dos investimentos realizados pelo Governo Federal, foram entregues na cidade no dia 10 de junho de 2019.
Por meio de um Termo de Sessão de Uso, o Município repassou os equipamentos à Coder, onde a usina foi instalada.