Vereadores de Rondonópolis vão à Cuiabá tentar flexibilizar Decreto Estadual
segunda, 12 de abril de 2021
Uma comitiva formada pelos vereadores de Rondonópolis, Marildes Ferreira (PSB), Reginaldo dos Santos (SD), Jonas Rodrigues (SD), kalinka Meireles (Republicanos) e Cido Silva (PSC), acaba de protocolar junto à Vigilância Sanitária Estadual (Visa), documento com dados técnicos onde mostra que Rondonópolis está fora da classificação de ‘Risco Muito Alto’, diante da pandemia da Covid 19.
Diante de documentos, a comitiva pretende mudar esse conceito de avaliação do órgão estadual, principalmente mostrando que no momento o município tem leitos disponíveis, sem que haja pacientes na fila de espera.
A ocupação de UTIs públicas está em 68,3%, sendo que na data
de ontem (11), estavam disponíveis 19 leitos. Hoje (12), segundo informações da Coordenadora Regional de Regulação, Marcia Gabriel, as filas estão zeradas.
Considerando os leitos semi-intensivos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o município tem ainda outros quatro leitos disponíveis. Outra ponderação feita ela comitiva ao órgão é que levando em consideração esses leitos (UTIs + UPA), o total de leitos é de 75 no municipío.
O que se pretende com o documento protocolado junto à Vigilância Sanitária Estadual (Visa), é, sem dúvida, mostrar a situação positiva em que se encontra Rondonópolis, e com isso, sensibilizar o governo do Estado no sentido de flexibilizar os critérios rígidos impostos no último decreto, inclusive com fechamento parcial das empresas do comércio local.