sexta, 29 de setembro de 2023

SESSÃO SOLENE

Através de uma propositura do vereador Júnior Mendonça (PT), presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, será realizada nesta sexta-feira (29), uma Sessão Solene em homenagem à comunidade surda e aos intérpretes de Libras- Língua Brasileira de Sinais.

O dia Nacional do surdo é celebrado no Brasil em 26 de setembro, devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.

De acordo com o presidente, esta é uma forma singela de render homenagem e agradecimento à essa comunidade e aos profissionais, que tanto têm colaborado com o desenvolvimento e enriquecimento cultural da cidade.

Para os intérpretes de Libras que atuam na Casa de Leis, Rosemeire Prado Aguiar de Lima e

Genival Pio de Lima, esses eventos tem um significado emocional bastante profundo para os integrantes da comunidade, pois oportuniza a sensação de valorização e inserção da comunidade na sociedade.

A mais recente conquista da comunidade surda em Rondonópolis foi a construção da sede própria, entregue no final do mês de julho, resultado de uma parceria entre iniciativa privada, prefeitura e Câmara de vereadores.

A Associação dos Surdos de Rondonópolis- ASSUROO, possibilita uma convivência melhor entre os membros da comunidade surda, mais qualidade de vida, pois são inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas em grupo e maior visibilidade junto à sociedade e entes federativos.