quinta, 09 de fevereiro de 2023

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (8), foi sabatinado pela Câmara Municipal de Rondonópolis, Gilson de Araújo Oliveira, que irá ocupar o cargo de coordenador administrativo e financeiro da Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC), que opera o sistema desde julho do ano passado e tem como presidente, Ivanilson de Oliveira Aguiar Junior.

A Autarquia foi criada devido as dificuldades de gerenciamento através da iniciativa privada, e principalmente, frente ao grande índice de reclamação e insatisfação do usuário.

Foram seis licitações públicas realizadas pela prefeitura que deram deserta, ou seja, total falta de interesse por parte das empresas em explorar o transporte coletivo em Rondonópolis.

A criação da autarquia teve como proposta melhorar o serviço prestado. Foi exatamente esta linha que os vereadores adotaram durante a sabatina da tarde desta quarta-feira.

Dentre as orientações recomendadas pelos vereadores, foi citada a necessidade de um acompanhamento mais próximo das linhas de ônibus, pois estão com deficiência no atendimento ao cidadão. Em algumas linhas o tempo de espera pela chegada do carro ainda é longo.

Outra recomendação foi a possibilidade da implantação de algumas linhas interligando os bairros, mas também, que possam ser colocados outros ônibus com percursos mais curtos, intercalados com o sistema de integração e sem custo adicional ao consumidor.

Uma terceira sugestão ficou por conta de se fazer um estudo a médio prazo que possibilite a passagem 100% gratuita para população que se encaixa nos critérios de descontos. Além disso, também foi sugerida que se promova ações atrativas para que o cidadão migre do veículo individual para o transporte coletivo. Visando com isso, desafogar o trânsito que apresenta sérios problemas de logística, entre outros.

Gilson disse que seu propósito é somar com a diretoria da autarquia e trabalhar no sentido de melhorar o sistema de transporte coletivo municipal.

“Pra mim, que já passei por vários departamentos no setor público, é sim um desafio enorme assumido neste momento. Sabemos que o caos do transporte público vem de longa data e atinge quase todas as cidades brasileiras, precisamos tornar o transporte coletivo mais atrativo e conquistar o público, ou seja, fidelizar nosso cliente, pra isso precisamos inovar investir, para o que o sistema não entre em colapso. Tenho humildade para aceitar sugestões e precisamos muito do apoio da Câmara de vereadores para nos ajudar a administrar a instituição”, finalizou Gilson.

HISTÓRICO

Natural da cidade de Diadema, no estado de São Paulo, Gilson veio para Poxoreu quando tinha apenas 14 anos de idade. Com curso superior na área contábil, em 2005 chegou em Rondonópolis para compor a equipe do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) do Estado de Mato Grosso.

Quatro anos depois foi convidado pela administração municipal de Rondonópolis, na primeira gestão do prefeito José Carlos do Pátio (PSB), onde permaneceu até o mês de maio do ano de 2012 ocupando cargos técnicos em diversas secretarias, a exemplo da Secretaria de Planejamento, Administração e Receita do município.

Passou pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e em abril do ano passado retornou para Rondonópolis onde, mais uma vez, ocupou um cargo na gestão municipal na Secretaria de Receita.

Gilson deve assumir o cargo na autarquia na próxima semana.