quarta, 10 de novembro de 2021

Vereadora pede ações do Poder Público para o desenvolvimento de ações para os moradores de rua

A vereadora Marildes Ferreira ( PSB) apresentou requerimento , na sessão desta quarta-feira (10, da Câmara de Vereadores, ao prefeito de Zé Carlos do Pátio, ao responsável pelo Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp), Valdemir Castilho e à secretária da Promoção e Assistência Social, Iriana Aparecida Cardoso,  presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder),  Argemiro Ferreira , solicitando que seja dada uma atenção para os moradores de rua que frequentam as praças, ruas e embaixo das pontes.

Segundo a vereadora, esses espaços públicos tornaram-se um ponto de insegurança para a população.

Para a representante do Legislativo, é necessário desenvolver ações concretas na condição de vida dos moradores de rua, políticas de assistência social e intersetorial envolvendo a questão da saúde, moradia e trabalho. “Todos têm que ser tratados com dignidade e acolhimento. Para aqueles que não tiverem interesse pela ajuda, o Executivo deve oferecer passagem terrestre para retornarem à cidade de origem”, afirmou Marildes Ferreira.

A Vereadora destacou também que o poder público “não pode deixar que o consumo de drogas nas praças públicas e constantes casos de brigas acabem atrapalhando as famílias que querem levar seus filhos para brincar. É necessário mais limpeza nas praças e locais de lazer e novas iluminações para que no período da noite a área fique mais visível”.

Nas praças, no Casario e áreas de lazer público, moradores próximos e frequentadores alegam que os espaços estão se tornando um local perigoso e promíscuo, pois o coreto da praça dos Carreiros recém construída, vem sendo usada  para a prática de sexo e uso de drogas, sem contar com a abordagem constrangedora aos transeuntes e também de famílias que levam seus filhos ali: “ O coreto da praça dos Carreiros é tão linda, neste final de semana presenciei cenas de moradores de rua que usavam drogas e também estavam deitados ali. É lamentável a situação atual, as roupas espalhadas dos moradores de rua  pelas praças. Outro ponto negativo é a falta de policiamento constante e efetivo para inibir a pratica de atos ilícitos e libidinosos dos  moradores de rua nestes locais”, justificou a vereadora.

Marildes também destacou preocupação com a região da rua XV de Novembro no cruzamento da Rui Barbosa, onde há um grande acumulo de moradores de rua e também o consumo de drogas. “Temos que tomar providências, cuidar dessas pessoas e não podemos deixar uma região da nossa cidade virar um Cracolândia como vimos em São Paulo”, disse.

Fonte: Assessoria da Vereadora