quarta, 24 de fevereiro de 2021

O vereador Jonas Rodrigues, de Rondonópolis, apresentou oficialmente a proposta para criação de um centro de reabilitação para pacientes sobreviventes da covid 19. Durante sessão da Câmara nesta terça-feira (23/02), o parlamentar entregou a proposta ao representante da Prefeitura, para que o Executivo reenvie como projeto à Casa de Leis. A iniciativa visa combater as sequelas da covid, que provocam descondicionamento físico e cardíaco, além de levar a quadros depressivos severos.

Ao apresentar a sugestão de criação do centro de reabilitação, Jonas Rodrigues destacou sua importância para as pessoas e também para a saúde do município, pois o objetivo é combater a síndrome pós covid e prevenir quadros graves provocados por ela. "Estou confiante na sensibilidade do prefeito em acatar nossa proposta, já que ela pode evitar que uma grande parcela de pacientes lote as unidades de saúde e hospitais com problemas oriundos do contágio do novo coronavírus", observa o vereador.

Jonas Rodrigues aproveita para destacar e agradecer o apoio dos demais vereadores e da imprensa em geral pela repercussão em torno da criação do centro de reabilitação.

O vereador, que contraiu e sobreviveu ao vírus, explica que na parte cardio-respiratória, por exemplo, há uma redução na capacidade aeróbica, enquanto na musco-esquelética há perda de massa muscular, ou seja, um descondicionamento físico do indivíduo. Essa situação leva a incapacidade funcional do organismo, como realizar caminhadas de curta e longa distâncias. "Esses sintomas posterior à doença devem ter cuidados especiais para que a pessoa não evolua ao desenvolvimento de outras doenças", pontua Jonas.

O acolhimento e atenção ao pós covid, conforme Jonas Rodrigues, é fundamental e decisivo na recuperação do paciente, já que ele previne inclusive um possível quadro de depressão, que é a porta de entrada para todas as demais doenças. "O atendimento de atenção integral ao paciente com sequelas do covid promove também sua autoestima e a pronta reabilitação para a vida", salienta o vereador.