quarta, 01 de junho de 2016

A falta de servidores do INSS foi discutida hoje (01) pelo vereador Ibrahim Zaher (PSD) na Câmara Municipal. O parlamentar disse que está encaminhando ofícios para deputados estaduais, federais e senadores para solicitar agilidade na remoção de três funcionários do Estado que querem vir para Rondonópolis, o que ajudaria a melhorar o atendimento na agência que conta hoje com 12 servidores, somente quatro atendentes, metade do que seria necessário para funcionar de forma eficiente. Profissionais como assistentes sociais e terapeutas ocupacionais estão ajudando no atendimento para que os beneficiários não sofram ainda mais na fila.

Outra questão abordada pelo vereador, foi a falta de médicos para realizar as perícias. Pelo menos quatro mil pessoas estão aguardando por uma perícia para receber o benefício e não há médicos para atender. O único médico perito do INSS, lotado na agência está de férias e se aposenta em agosto. A perícia está sendo realizada por dois médicos de fora que vem à agência trabalhar por uma semana e retornam para as cidades de origem.

Segundo Ibrahim, a agência atende uma demanda de 500 mil pessoas da região sul e há informações que até trabalhadores de Jataí e Mineiros de Goiás estão procurando pelo serviço aqui. Para que o serviço flua de forma a atender a demanda seriam necessários pelo menos três médicos peritos e seis novos atendentes. Não há expectativa para concurso nem para seletivo nos próximos meses.

“Não podemos tratar as pessoas que contribuíram com o INSS a vida toda desta forma. Hoje tinham grávidas e pessoas idosas na fila. Temos que nos mobilizar para melhorar o atendimento. Fomos várias vezes na agência e estamos acompanhando a falta de profissionais que inclusive é motivo de uma ação do Ministério Público Federal, mas infelizmente nada foi feito. Diante dessa expectativa da vinda desses três servidores estamos mobilizando deputados para que as transferências ocorram o mais rápido possível”, finalizou.